DESTAQUE / FILIAÇÃO

SIndsalem se filia à nova Federação

Uma das metas principais da FENALEG é a busca de um piso nacional dos servidores dos poderes legislativos. Federação visa, ainda, fortalecer a luta da categoria nacionalmente.

03/02/2015
Foto: Sindsalem

No dia 9 de janeiro de 2014, o Sindsalem participou, em Recife, da fundação da Federação Nacional dos Trabalhadores dos Poderes Legislativos Estaduais, Distrito Federal e União (Fenaleg).

Na ocasião, foi formada uma diretoria executiva provisória, da qual o Sindsalem faz parte com três representantes: Luiz Noleto, Teonilia Balby e Maria Vitória Cirino.

A Fenaleg é restrita a sindicatos dos poderes legislativos de todo o Brasil, tendo como objetivo fortalecer a luta, a representatividade e as demandas específicas da categoria a nível nacional.

Uma das metas principais da nova Federação é a busca de um PISO NACIONAL DOS SERVIDORES DOS PODERES LEGISLATIVOS.

A nova Federação visa, ainda, estreitar os laços com os demais sindicatos de servidores públicos, a fim de construir uma luta nacional conjunta que favoreça a categoria como um todo.

Além do Sindsalem, se filiaram à Fenaleg os sindicatos de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Mato Grosso e Amapá.

A proximidade com estes sindicatos foi essencial para dar celeridade à aprovação da Carta Sindical do Sindsalem junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Em breve, será realizado novo congresso para definir os últimos detalhes sobre a Federação. Na ocasião, o Sindsalem será representado por delegados eleitos pela categoria.

O desligamento do Sindsalem da antiga entidade representante dos sindicatos das Assembleias Legislativas e a filiação à Fenaleg foi aprovada pelos servidores em assembleia geral realizada em 2014.