PAINEL / CONQUISTAS

Sindsalem firma acordo com a direção da Alema

Categoria conquistou 25% de reajuste no tíquete, 5% de reposição salarial e o não desconto dos dias de greve.

20/05/2016

Em assembleia geral realizada nesta quinta-feira (19/05), os servidores da Assembleia Legislativa do Maranhão decidiram, por unanimidade, firmar acordo com a Mesa Diretora quanto à concessão imediata de 5% de reposição salarial e 25% de aumento no tíquete-alimentação.

No acordo ficou acertada, também, a permanência da sede do Sindsalem no prédio da Alema e a não retaliação aos servidores, que não terão os dias de greve descontados em seus contracheques.

A categoria decidiu, ainda, suspender o enfrentamento político com a Direção da Casa em prol da manutenção do diálogo sobre o PCCV, com vista à implementação futura do novo plano, deixando a cargo do Ministério Público e da Justiça a apuração das denúncias sobre funcionários fantasmas.

Vale ressaltar que o MP-MA ajuizou, ontem (19/05), ação civil pública solicitando que a Alema disponibilize no Portal da Transparência os dados de todos os servidores lotados na Casa e efetue, ainda, recadastramento no órgão, a fim de apurar as irregularidades apontadas pelo Sindsalem.

Sem dúvida, um avanço inconteste rumo à moralização dos gastos no serviço público, resultado da luta dos servidores do legislativo estadual.

Após tomar ciência da ação do MP, a direção da Casa decidiu criar uma comissão composta por três deputados e três servidores visando, também, investigar as denúncias. O Sindsalem considera louvável a iniciativa, mas sugere que a entidade indique dois dos três servidores participantes da referida comissão.

O Sindsalem agradece a iniciativa do deputado Eduardo Braide, que intermediou a negociação com a Mesa Diretora, possibilitando um desfecho satisfatório para ambas as partes, bem como a população, imprensa, entidades sindicais e movimentos sociais pelo apoio à luta da categoria.

O Sindicato parabeniza os servidores pela coragem e assegura que a luta pela reforma do PCCV continua!