PLANTÃO / VIII CONSALEM

Congresso começa com palestra sobre conjuntura político-econômica

26/10/2016
Fonte: Blog do Aldir Dantas

O 8º Congresso dos Servidores da Assembleia Legislativa do Maranhão – Consalem , foi iniciado hoje no plenarinho da Assembleia Legislativa do Maranhão, com uma importante expectativa haja vista que o evento tem a preocupação de proporcionar palestras e debates sobre aspectos inerentes as conjunturas politica, social e econômica dentro dos contextos estadual de nacional, diz Luiz Noleto, presidene do sindicato da categoria.

O professor Valério Arcary, doutor em história pela USP e aposentado pelo Instituto Federal de São Paulo fez uma palestra que uma riqueza de informações com observância aos fatos atuais da conjuntura politica, econômica e social brasileira, alertando sobre muitos fatos que vão mexer profundamente com todos os segmentos da sociedade brasileira. Ele destacou aspectos relacionados a questão dos altos impostos no país, custos de produção elevado e as desconfianças dos capitais estrangeiros. Chamou a atenção para a carga fiscal, que está na faixa dos 30%, cortes de gastos na previdência, terceirização liberada e as alterações que devem ocorrer na CLT e a queda dos salários.

O professor lamentou profundamente o analfabetismo politico da classe média brasileira, que vive num mundo mágico do Pato Donald. Disse que a Lava Jato está bem respaldada e que as reformas propostas pelo presidente Temer, contam com o apoio integral das burguesias industrial e financeira, o que retrata a classe a dominante. Demonstrando bastante conhecimento e observações criticas com a facilidade de expressão mereceu muita atenção dos servidores do parlamento estadual presente ao evento.

O presidente do Sindicato dos Bancários do Maranhão, Eloy Natan, destacou importantes aspectos dos efeitos perversos da crise econômica, detalhando os efeitos, sendo dentre eles o medo das pessoas de saírem de casa por causa dos ataques aos ônibus, o desemprego, a redução da qualidade de vida das pessoas cada vez mais acentuadas. Ele chegou a registrar que as pessoas não estão muito atentas aos ataques aos direitos sociais e o elevado número de medidas provisórias editadas pelo governo, a maioria atingindo diretamente trabalhadores e favorecendo interesses da classe dominante.

O presidente do Sindsalem, Luiz Noleto informou que o Consalem terá continuidade amanhã com a palestra seguida de debate do juiz de direito Douglas de Melo Martins, titular da Vara dos Interesses Difusos e Coletivos da Comarca de São Luís. Ele fará palestra sobre o Controle Externo sobre o Legislativo Brasileiro.