DESTAQUE / 3º ENCONTRO FENALEG

Servidores no 3º Encontro Fenaleg

Encontro ressaltou a necessidade de mobilização e resistência da classe trabalhadora a fim de barrar as reformas nefastas do Governo Temer, como a Reforma da Previdência.

16/01/2017

O Sindsalem participou do 3º Encontro da Federação Nacional dos Trabalhadores dos Poderes Legislativos (Fenaleg), realizado de 07 a 09/12, em Cuiabá/MT. O tema deste ano foi “O desafio dos trabalhadores frente ao desmonte do Estado Brasileiro”.

O primeiro dia do Encontro foi marcado por uma palestra sobre a Reforma da Previdência e por um debate sobre a conjuntura nacional, que teve como um dos debatedores o presidente do Sindsalem e diretor de formação sindical da Fenaleg, Luiz Noleto.

Na ocasião, Noleto ressaltou a necessidade de mobilização e resistência da classe trabalhadora a fim de barrar as reformas nefastas do Governo Temer, bem como eventuais ataques dos governos estaduais aos direitos dos servidores públicos e dos trabalhadores em geral.

No segundo dia, o presidente do Sindsalem ministrou um curso de formação político-sindical, que mostrou como a sociedade funciona a partir das relações sociais e econômicas, confrontando a concepção de Karl Marx com outras correntes de pensamento.

Para Teonília Balby, vice-presidente do Sindsalem, o 3º Encontro Fenaleg foi muito produtivo e positivo em seus debates, auxiliando na formação continuada de um pensamento crítico e político, que contribuirá com as lutas futuras do Sindicato.

Além de Luiz Noleto e Teonília Balby, representaram o Sindsalem no Encontro: a diretora de finanças do Sindicato, Vanessa Freitas, e os servidores Vitória Cirino, João de Deus e Edmar Morais.