PLANTÃO / 8º CONSALEM

Servidores definem reivindicações para 2017 durante o 8º Consalem

30/10/2016

O 8º Congresso dos Servidores da Assembleia Legislativa do Maranhão (Consalem) ocorreu nos dias 26 e 27 de outubro de 2016, no auditório Gervásio Santos, na sede da Alema, em São Luís.

Na ocasião, a categoria aprovou uma série de resoluções para 2017, tais como: lutar pela reforma do PCCV; por reajuste salarial; por um novo concurso público; pelo fim do assédio moral na Casa; pelo pagamento integral da inflação de 2016 e pela transparência nos gastos da Assembleia.

Durante o Congresso, a categoria ficou ciente dos ataques que estão por vir em 2017 por parte do Governo Temer, que pretende reformar a Previdência e flexibilizar as leis trabalhistas, medidas nefastas que prejudicarão toda a população brasileira, inclusive os servidores públicos.

Em sua palestra sobre conjuntura político-econômica, o professor doutor em história pela Universidade de São Paulo (USP), Valério Arcary, ressaltou a importância de eventos como o Consalem para a formação política dos servidores, da sociedade e dos trabalhadores em geral.

Por sua vez, o juiz Douglas de Melo Martins, titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, debateu com a categoria a possibilidade de criação de um órgão de controle externo que fiscalize e puna as irregularidades praticadas no Poder Legislativo.

“Nós, servidores, não podemos nos calar diante das ações espúrias de parlamentares, que para satisfazer seus interesses, jogam pelo ralo o dinheiro público e as reais necessidades da população. Assim como existe o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para coibir os abusos de magistrados, este é o momento de lutar pela criação de um órgão que freie a atuação de deputados e senadores” – defendeu o presidente do Sindsalem, Luiz Noleto.

O fim do Consalem foi marcado pela tradicional Festa do Servidor, realizada no dia 28/10, na sede recreativa do Sintrajufe, no Araçagi, com direito a feijoada, música ao vivo, além do sorteio de duas TVs e diversos prêmios para os associados.