PAINEL / IX CONSALEM - PRIMEIRO DIA

IX Consalem diz NÃO à Reforma da Previdência!

Primeiro dia do Congresso ocorreu nessa quinta-feira (26/10), no Plenarinho.

27/10/2017

O IX Congresso dos Servidores da Assembleia Legislativa do Maranhão (CONSALEM) começou nessa quinta-feira (26/10), no Plenarinho, na sede da ALEMA, em São Luís.

Além da presença massiva da categoria, participaram do evento representantes de diversas entidades e movimentos sociais, como Saulo Arcangeli (CSP-Conlutas/Sintrajufe), Odívio Neto (PSOL), Antônio Gonçalves (APRUMA), Dr. Doriana Camello (Assessoria Jurídica do SINDSALEM), Maria Bruzaca (Sindicato dos Bancários – SEEB/MA), dentre outros.

Vale destacar que, pela primeira vez, um deputado estadual compareceu ao CONSALEM, José Inácio (PT), que representou a Mesa Diretora, sinalizando uma reaproximação entre o Sindicato e a direção da Casa no sentido de discutir os pleitos da categoria.

Pela manhã, o professor coordenador da Auditoria Cidadã da Dívida, José Menezes Gomes, e o debatedor da CSP-Conlutas, Saulo Arcangeli, fizeram uma análise da conjuntura nacional e do sistema previdenciário brasileiro, ressaltando que a reforma proposta pelo Governo Temer é desnecessária, uma vez que a Previdência Pública do Brasil é superavitária.

“Logo, cabe aos servidores públicos unirem forças com os trabalhadores em geral para desmascarar essa farsa e barrar esse ataque à aposentadoria dos brasileiros” – afirmou a diretora do SINDSALEM, Vanessa Freitas.

Após os debates, no turno da tarde, foram discutidas questões internas da categoria, que aprovou, por unanimidade, o regimento interno, a prestação de contas do SINDSALEM, o balanço da direção e, sobretudo, que o Sindicato comece a negociar com a Mesa Diretora a incorporação dos 21% e da URV no vencimento-base dos servidores, assim como ocorreu, recentemente, com os funcionários do Judiciário Estadual.

2º dia do Congresso

Nesta sexta-feira (27/10), o IX CONSALEM continua, a partir das 9h, com a palestra “Que reforma queremos?”, tema do Congresso deste ano, que ficará a cargo do palestrante Marcos Silva.

Festa do Servidor

O encerramento do IX CONSALEM ocorrerá neste sábado (28/10), com uma grande festa, que será realizada na A&D Eventos, a partir das 12h, na Rua Guanabara, Turu, em comemoração ao Dia do Servidor Público e aos 10 anos de fundação do SINDSALEM.

“Servidor, compareça. Essa integração é importante, pois, além do lazer, estreita os laços categoria para enfrentar as ameaças do Governo Temer contra os servidores públicos e contra a retirada de direitos dos trabalhadores. Vamos à festa, mas também à luta!” – convocou o presidente do SINDSALEM, Luiz Noleto.