PAINEL / CAMPANHA SALARIAL

SINDSALEM vê avanços em negociação com a ALEMA

Detalhes da negociação foram repassados à categoria em assembleia nessa terça-feira (20/03).

21/03/2018

SINDSALEM e ALEMA se reuniram na segunda-feira (19/03) para discutir as reivindicações dos servidores para 2018. Na avaliação dos representantes do Sindicato, Luiz Noleto (presidente), Anderson Rocha (diretor) e Luzenice Macedo (consultora legislativa), a reunião foi marcada por avanços, a começar pelo diálogo cordial e pela receptividade do presidente da Casa, deputado Othelino Neto, às demandas da categoria.

Vale ressaltar que algumas reivindicações já começaram a ser atendidas pela Mesa Diretora, como o retomada parcial do convênio entre a ALEMA e o Banco do Brasil e a possibilidade de inclusão de dependentes no plano de saúde, direito que foi reestabelecido com ônus para o servidor titular.

Sobre as lotações por motivos políticos ou por perseguição pessoal, o presidente Othelino garantiu que essa prática não acontecerá mais na ALEMA. Alguns servidores, inclusive, já foram procurados pelo RH para indicarem o setor para o qual desejam ser remanejados.

Em relação ao aumento do tíquete-alimentação para R$ 1.000,00 (hum mil reais), a Mesa Diretora ficou de apresentar uma contraproposta até a próxima sexta-feira (23/03). A expectativa é que o novo valor seja creditado a partir de abril.

Além desses avanços, o presidente Othelino se mostrou propenso a reparar outras injustiças da gestão anterior. Nesse sentido, a Mesa Diretora já estuda a volta da sede do SINDSALEM para o prédio da ALEMA; o pagamento do tíquete-alimentação para o dirigente sindical liberado; e, sobretudo, o retorno das gratificações a alguns servidores que as perderam por terem participado da greve de 2016.

Quanto às demais reivindicações da categoria, como a implantação dos 11,98% (URV) e dos 21,7% (diferença de percentuais oriunda da Lei Estadual nº 8.369/2006) aos vencimentos dos servidores, a Mesa Diretora se comprometeu a formar comissões para continuar o debate, uma vez que os representantes do Sindicato provaram que é possível esta implantação, assim como ocorreu no TCE e MP-MA. Além disso, o SINDSALEM demonstrou que os gastos da Casa com efetivos e estáveis é de apenas 13%, enquanto que as despesas com comissionados chegam a 82%.

No caso específico dos servidores que já obtiveram na Justiça o direito de implantar o percentual da URV, direito este negado pela ALEMA apenas para os efetivos e não para os comissionados, o presidente Othelino prometeu rever esse posicionamento.

ASSEMBLEIA AUTORIZA MANIFESTAÇÕES, SE NECESSÁRIAS

Em assembleia geral realizada nessa terça-feira (20/03), o SINDSALEM detalhou o resultado da negociação para os servidores, que elogiaram a disposição da diretoria do Sindicato e da Mesa Diretora em chegar a um acordo sem a necessidade de atos, manifestações e paralisações por parte da categoria.

Porém, os servidores foram unânimes em autorizar o SINDSALEM a voltar a utilizar esses meios de luta, caso as promessas da Mesa Diretora não saiam do papel e as conquistas almejadas pelo funcionalismo não sejam atendidas dentro das possibilidades da ALEMA.

Na próxima sexta-feira (23/08), será realizada uma reunião com o diretor geral da Casa, Valney Pereira, que deverá apresentar uma contraproposta sobre as demais reivindicações econômicas, administrativas e sociais dos servidores.

“Acreditamos em uma nova fase com a Mesa Diretora, na pessoa do presidente Othelino. Fase esta marcada pelo diálogo franco, transparente e respeitoso. Que as negociações gerem resultados práticos e os servidores estáveis e efetivos sejam, enfim, respeitados e valorizados nesta Casa” – finalizou Luiz Noleto.