PAINEL / RETROSPECTIVA

Boas festas e um 2019 de lutas e conquistas!

2019 será um ano de desafios, mas unidos somos fortes!

28/12/2018
Sindsalem

O ano de 2018 foi marcado por muitas lutas, conquistas e crescimento político-sindical para os servidores estáveis e efetivos da Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA).

No mês de maio, com o apoio incansável do SINDSALEM, a categoria dialogou com a Mesa Diretora, conquistando o aumento do tíquete-alimentação para R$ 890,00, bem como o reajuste de 2,84% nos vencimentos-base, funções gratificadas, aposentadorias e pensões, apesar da crise político-econômica que assola o país.

Em junho, o Sindicato ajuizou uma ação para cobrar da ALEMA o pagamento das perdas salariais decorrentes da conversão irregular do Cruzeiro Real para a Unidade Real de Valor (URV), em 1994. Até o momento, o processo segue sem desfecho, mas com chances reais de vitória para a categoria.

Por sua vez, em agosto, a ALEMA foi condenada a realizar um novo concurso público, que deverá ocorrer no fim de 2019. O cronograma, inclusive, já foi homologado pela Justiça.

Vale ressaltar que o SINDSALEM atuou como auxiliar nesse processo, fornecendo dados relevantes para embasar a decisão judicial, comprovando a grande disparidade entre efetivos e comissionados lotados na Casa do Povo. Com o novo concurso, a expectativa é que haja um maior equilíbrio entre concursados e contratados na ALEMA, em respeito à impessoalidade e à moralidade no serviço público.

Já em outubro, o Sindicato promoveu o 10º Congresso dos Servidores (CONSALEM), que auxiliou a categoria a ter uma visão mais positiva sobre os Direitos Humanos, termo este que não é sinônimo de defesa de bandidos, mas de tolerância e de respeito aos direitos, à dignidade e à liberdade das pessoas.

É bom ressaltar que esses direitos devem ser muito atacados no próximo ano pelo Governo Bolsonaro e pelo Governo Flávio Dino. O primeiro ameaça criminalizar os movimentos sindicais e sociais, reformar a previdência, cortar direitos trabalhistas e dizimar os servidores públicos. O segundo causou um rombo no Fundo Estadual de Pensão e Aposentadoria do Maranhão (FEPA), o que pode inviabilizar o pagamento de pensões e aposentadorias dos servidores em 2019.

Diante dessa conjuntura nefasta, os servidores da ALEMA precisarão estar mobilizados e representados por um Sindicato forte e, sobretudo, independente de patrões e partidos políticos, pois só assim será possível lutar de forma engajada e incansável pelos direitos da categoria.

A atual gestão do SINDSALEM chegará ao fim em abril de 2019, mas a Diretoria já está se organizando para lançar uma Chapa renovada, marcada pela experiência e pela juventude, por servidores estáveis e novos concursados, compromissados em manter o SINDSALEM um Sindicato de lutas e conquistas onde o foco será sempre você, servidor!
A Diretoria deseja boas festas a todos: 2019 será um ano de desafios, mas unidos somos fortes! 

Últimas notícias

Veja todasveja todas

Pesquisa

SERVIDOR

Sindicalize-seConvênios

PUBLICAÇÕES

JORNAL SINDSALEM

AGO/2018

Jornal Sindsalem - Ano 4 - Nº 22
SINDSALEM

Sindsalem @ . Todos os direitos reservados.
Av. Luís Eduardo Magalhães, 500, Loja 16, Centro Comercial Pátio Calhau.
São Luís–MA • CEP 65071-750 • Fone: (98) 99969-8710 • E-mail: sindsalemma@gmail.com.