PAINEL / CONSALEM

1º dia do XI Consalem debate conjuntura e planejamento

XI Congresso dos Servidores da Assembleia Legislativa do Maranhão começou nesta quinta-feira (24/10).

24/10/2019
Sindsalem

O XI Congresso dos Servidores da Assembleia Legislativa do Maranhão (CONSALEM) começou nesta quinta-feira (24/10), no Auditório Gervásio Santos (Plenarinho), na sede da ALEMA, em São Luís. Após o coquetel de abertura, o advogado Cacau Pereira e a professora da UFMA, Ilse Gomes, palestraram sobre a conjuntura político-econômica mundial.

Pela manhã, os palestrantes explicaram o contexto das mobilizações populares no Chile, Equador e Hong Kong, que visam combater a retirada de direitos, a exploração dos trabalhadores, o desrespeito ao direito de manifestação e a falta de diálogo dos governantes. Nessas localidades, os governos tem usado a repressão violenta para calar os manifestantes, instalando o caos social, que – a qualquer momento – pode alcançar nosso país, em razão das medidas impopulares adotadas pelos últimos governos.

Para Cacau e Ilse, ataques aos direitos sociais começaram a se proliferar no Brasil desde a Era Temer, sendo intensificados pelo Governo Bolsonaro, que aprovaram, respectivamente, a Reforma Trabalhista e a da Previdência, que vão piorar ainda mais a vida dos brasileiros sem gerar emprego e renda, agradando, apenas, o mercado financeiro em detrimento dos anseios da população, cada vez mais explorada.

No fim da análise de conjuntura, que é muito adversa, os palestrantes afirmaram que só há uma alternativa para a classe trabalhadora e para o funcionalismo público: deixar o desânimo de lado, buscar a unidade com outras categorias e fortalecer a luta conjunta para barrar os próximos ataques dos governos, como o fim da estabilidade dos servidores públicos, bem como a venda das estatais e do patrimônio nacional a preço de banana para o capital estrangeiro.

Já pela tarde, superados os debates conjunturais, foi discutido o Planejamento Estratégico (PE) do SINDSALEM, além de questões internas da categoria, como balanço da gestão, prestação de contas, dentre outras.

Na ocasião, os convidados Cacau Pereira e Acrísio Mota explicaram o conceito e a importância de se planejar as ações do Sindicato, elogiando a iniciativa democrática da Direção do SINDSALEM em discutir esse tema com a categoria, algo raro em outros sindicatos pelo país.

Depois disso, os servidores se reuniram em dois grupos de trabalho para definir encaminhamentos a serem implementados pelo Sindicato para garantir novas conquistas à categoria, os quais serão votados, hoje, no fim do Congresso.

Por sua vez, nesta sexta-feira (25/10), segundo dia do XI CONSALEM, será realizada uma palestra sobre a Reforma da Previdência, que ficará a cargo do advogado João Guilherme Zagallo, tendo como debatedor o presidente do IPREV/MA (Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão), Mayco Murilo Pinheiro.

Na oportunidade, os palestrantes explicarão os impactos dessa reforma perversa às aposentadorias dos funcionários públicos em âmbito nacional e local. No final do dia, será realizada a Plenária Final do CONSALEM, com o intuito de deliberar sobre alterações estatutárias do Sindicato, além de definir resoluções para combater os ataques dos governos aos direitos dos servidores e dos trabalhadores em geral.

Servidor (a): compareça! 

Últimas notícias

Veja todasveja todas

Pesquisa

SERVIDOR

Sindicalize-seConvênios

PUBLICAÇÕES

JORNAL SINDSALEM

NOV/2019

Jornal Sindsalem - Ano 5 - Nº 24
SINDSALEM

Sindsalem @ . Todos os direitos reservados.
Av. Luís Eduardo Magalhães, 500, Loja 16, Centro Comercial Pátio Calhau.
São Luís–MA • CEP 65071-750 • Fone: (98) 99969-8710 • E-mail: sindsalemma@gmail.com.