PAINEL / CONCURSO PÚBLICO

Sociedade cobra concurso na Assembleia Legislativa

No Radiojornal Tambor dessa segunda (13), jornalistas debateram sobre a não realização do concurso da ALEMA em 2019.

14/01/2020
Agência Tambor - Danielle Louise

No Radiojornal Tambor que ocorreu nessa segunda-feira (13), os jornalistas Emilio Azevedo, Flávia Regina e Ed Wilson Araújo debateram sobre o concurso não realizado, no ano de 2019, para a Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão.

O tema já havia sido debatido em programa anterior, em 2019, solicitando explicações sobre o não cumprimento da decisão judicial. O concurso pode abrir vagas para 1.275 novos servidores na Assembleia maranhense, mas ainda não foi realizado.

“Fica a impressão que o atual presidente da Assembleia (Othelino Neto, do PCdoB) acha que ele está acima das decisões judiciais”, ponderou Emílio Azevedo.

A jornalista Flávia destacou no TamborCast que, segundo o Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (SINDSALEM), a Assembleia pode pagar multa de até 50 mil reais diárias, a partir deste ano, caso não cumpra a decisão judicial.

Ed Wilson Araújo também ressaltou a importância da realização do concurso nesse cenário atual de desemprego no Brasil e, em especial, no Maranhão. “Muitas pessoas estão lotando os cursinhos para fazerem concursos. Existe uma grande expectativa das pessoas que estão desempregadas”, argumentou o jornalista.

Emilio Azevedo, cobrou, ainda, um posicionamento mais consistente em relação ao tema. “Othelino é um político ainda jovem. Mas sua postura, nesse assunto, nos remete aos velhos coronéis, que agiam na base do quero, posso e mando”, destacou.

A Agência Tambor continuará fazendo programas debatendo sobre o tema, enquanto o presidente da Assembleia maranhense não se posicionar. “É necessário que haja concurso público. A Rádio Tambor vai cobrar”, disse Emilio Azevedo.