PAINEL / CAMPANHA SALARIAL

Reuniões virtuais definem ações do SINDSALEM

Nesta quarta-feira (10/02), a Diretoria deu continuidade à agenda de reuniões virtuais para debater a Campanha Salarial.

11/02/2021

Com compromisso e ação para avançar nas pautas de interesse dos servidores, a Diretoria do SINDSALEM voltou a se reunir virtualmente nesta quarta-feira (10/02), via Google Meet, para definir estratégias de luta, a fim de pressionar a Mesa Diretora da Casa a atender as reivindicações da categoria na Campanha Salarial 2021, como a reforma do PCCV, a realização do novo concurso público, o aumento do tíquete, o reajuste salarial, dentre outros temas.

Na ocasião, os diretores definiram, ainda, os últimos detalhes da Assembleia de Prestação de Contas – cujas informações serão divulgadas em breve – e decidiram, também, elaborar uma campanha virtual em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de Março, como forma de reconhecer a força, a importância e a emancipação das servidoras da ALEMA.

Para conhecimento de todos, essas reuniões virtuais da Diretoria estão sendo realizadas desde o início da pandemia às quartas-feiras, no período da tarde, com o intuito de discutir as demandas mais urgentes dos servidores. Enquanto muitas entidades tiveram que parar ou reduzir suas atividades devido às restrições causadas pela pandemia, a Diretoria do SINDSALEM, por meio dessas reuniões, se manteve ativa, mobilizada, na trincheira de luta, pensando em maneiras de se manter por perto e defender os direitos de seus associados.

Em 2020, muitas decisões importantes em benefício da categoria foram tomadas nessas reuniões virtuais, dentre as quais: 1) a de elaborar um estudo técnico, que demonstrou a viabilidade orçamentária da ALEMA para reformar o PCCV e conceder aumento salarial; 2) a de cobrar da Direção da Casa medidas sanitárias rígidas e home office, a fim de resguardar a saúde dos servidores contra o coronavírus; 3) a de realizar uma Campanha de Conscientização contra a Covid-19, com um carro de som percorrendo os bairros; 4) a de formar um grupo de trabalho para ouvir e resolver as demandas dos aposentados; 5) a de criar um comitê, visando planejar a volta segura e sistemática às atividades da Casa; 6) a de ajudar os servidores, fornecendo informações sobre como renegociar os empréstimos consignados com os bancos; 7) a de elaborar um questionário, em conjunto com outros sindicatos, com o objetivo de conhecer as propostas dos candidatos a prefeito de São Luís para a população e para a classe trabalhadora em geral; 8) a de realizar lives sobre assuntos de interesse da categoria, propiciando, assim, 9) a formação política e sindical do servidores; 10) além da decisão de presentear os associados com cestas natalinas, uma lembrança singela, mas que gerou grande satisfação entre os associados, bem como esperança por um 2021 menos difícil, mais próspero e rumo a novas conquistas.

Por falar em lives, essa iniciativa foi o “carro-chefe” do SINDSALEM em 2020, além de um sucesso estrondoso. Ao todo, foram 14 transmissões no Facebook, apresentadas pelos diretores do Sindicato, com convidados de peso, quase 2 mil visualizações e grande engajamento nas redes sociais, abordando temas, como: saúde mental na pandemia, reforma administrativa, reforma tributária, aposentadoria do servidor após a reforma da previdência, dívida pública, fake news, endividamento durante a crise sanitária, estabilidade e a importância dos concursos públicos, ataques dos governos ao funcionalismo público, dentre outros temas.

“Vale ressaltar que todas essas decisões e iniciativas foram definidas em nossas reuniões virtuais semanais, o que demonstra o compromisso da nossa Diretoria e a luta incansável do SINDSALEM por melhorias para vocês, servidor e servidora. Em razão da pandemia, nossas pautas foram prejudicadas em 2020, mas não cruzamos os braços e nos mantivemos mobilizados virtualmente buscando alternativas. Neste ano, com mais unidade, participação e ação, podemos sonhar com um futuro melhor. Filie-se, convença seu colega a se filiar e, juntos, vamos construir um Sindicato ainda mais forte em prol dos servidores da Assembleia Legislativa do Maranhão. A luta continua!” – finalizou o presidente do SINDSALEM, Nataniel Serejo.

#sindsalem
#campanhasalarial