PAINEL / REUNIÃO FENALEG

Fenaleg define ações contra os ataques ao serviço público

Uma das principais ações definidas é combater a Reforma Administrativa, que vai destruir o serviço público e retirar direitos.

22/03/2021
Com informações da Fenaleg

Dirigentes das entidades que compõem a FENALEG, incluindo o SINDSALEM, reuniram-se no dia 19 de março, na modalidade virtual/remota, a fim de debater sobre temas que dizem respeito aos trabalhadores e trabalhadoras do setor público, em especial sobre as propostas que estão em tramitação no Congresso Nacional.

No encontro, foram discutidas as Emendas Constitucionais que estabeleceram teto de gastos, Reforma da Previdência, que afetará também os estados federados, Emenda Emergencial e a PEC 32, que trata da Reforma Administrativa.

Após as discussões, o entendimento formado por todos e todas dirigentes foi de que essas medidas, tanto as que já foram aprovadas quanto as que estão em tramitação, destruirão o Estado de bem estar social que vinha sendo implementado desde a CF de 1988 e desestruturarão todas as políticas públicas também implementadas.

Na ocasião, foram discutidas, também, ações conjuntas com todos os sindicatos do setor público, a fim de combater as pautas que atacam o Serviço Público, hoje no Congresso Nacional, como a Reforma Administrativa.

Por fim, o encontro também contou com a apresentação, por parte do Presidente do Sindilegis BR, Alison Souza, de uma plataforma que visa dar mais visibilidade e mais pujança à atuação dos sindicatos. Essa plataforma ainda está em construção, mas a ideia é apresentá-la por inteiro em meados de abril do ano em curso.

Essa plataforma será disponibilizada para todos os sindicatos que a desejarem, a um custo módico. O encontro contou com a presença de sindicatos dos estados do Maranhão, Bahia, Pernambuco e São Paulo. Representaram o SINDSALEM, o presidente Nataniel Serejo, as diretoras Luzenice Macedo e Vitória Cirino, além do servidor da ALEMA, Luiz Noleto.