PAINEL / CONSALEM

XII Consalem: debates, homenagens e ações de luta!

SINDSALEM promoveu o XII Congresso dos Servidores da ALEM, nos dias 8 e 9 de novembro, em São Luís.

12/11/2021

O SINDSALEM promoveu o XII Congresso dos Servidores da Assembleia Legislativa do Maranhão (Consalem), nos dias 8 e 9 de novembro, no Auditório Fernando Falcão, na ALEMA, no Calhau. Neste ano, o tema do Consalem foi: “Pandemia x mundo do trabalho: qual o impacto em nossas vidas?”.

Na segunda-feira (08/11), o Congresso foi aberto com um culto ecumênico em memória dos colegas servidores que faleceram vítimas da Covid-19. A celebração foi comandada pela pastora Carliuse Noleto, pela mãe Nonata e pelo padre Eduardo. Em seguida, foram iniciadas as palestras com o advogado Guilherme Zagallo e com o Superintendente da Vigilância Sanitária, Edmilson Diniz.

Na ocasião, eles debateram sobre a conjuntura, a reforma administrativa, as mudanças nas relações de trabalho, a situação sanitária, a retirada de direitos, o risco à estabilidade dos servidores, as ameaças aos concursos, a destruição dos serviços públicos, as mortes causadas pela pandemia, a omissão do Governo Federal e a importância dos Sindicatos para barrar esses ataques.

Já na terça-feira (19/11), a categoria aprovou a prestação de contas (balanço) do SINDSALEM e recebeu o Estatuto atualizado do Sindicato, parabenizando a Diretoria pelas ações promovidas em favor dos servidores mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia e pela Direção da ALEMA.

Na Plenária Final, os presentes definiram resoluções e estratégias de luta para combater os ataques dos governos aos direitos, aos concursos, à previdência e à estabilidade dos servidores. O Congresso foi finalizado com o lanche coletivo, o sorteio de brindes para os associados e com um painel e um vídeo, homenageando, mais uma vez, os companheiros que faleceram na pandemia.

- Confira as resoluções aprovadas no XII CONSALEM:

1. Intensificar a luta pelo novo concurso público da ALEMA;
2. Lutar pela implementação do reajuste salarial da categoria a partir de janeiro de 2022;
3. Lutar pela implementação do aumento do tíquete-alimentação a partir de janeiro de 2022;
4. Lutar pela implementação do Programa de Aposentadoria (PAI) a partir de janeiro de 2022;
5. Unificar e fortalecer a luta contra a Reforma Administrativa e os ataques dos governos e patrões.

- Confira o painel em homenagem aos colegas vítimas da Covid:

Parabéns, servidor(a)!
Sua participação foi essencial para o sucesso do Congresso!