DESTAQUE / RETROSPECTIVA

2022: ano de avanços para os servidores

SINDSALEM deseja um ano novo repleto de novas conquistas para os seus associados.

21/12/2022

O ano de 2022 está chegando ao fim com a luta dos servidores da ALEMA se fortalecendo a cada dia. Os desafios têm sido grandes, mas a união, a persistência e o diálogo com a Mesa Diretora renderam avanços importantes para a categoria neste ano.

O mês de janeiro foi marcado pela reeleição, com 100% dos votos válidos, da atual gestão do SINDSALEM, prova incontestável de que o Sindicato tem sido conduzido com responsabilidade, transparência e luta em defesa dos direitos de seus associados.

Em fevereiro, com o intuito de ajudar na preparação dos servidores e de seus familiares para o concurso da Casa, o SINDSALEM firmou convênio com o Lex Concursos, a fim de oferecer um “Aulão de Legislação” para o certame. Além disso, adquiriu 5 livros sobre o Regimento da ALEMA e ganhou mais 25 exemplares do autor, professor e consultor da Casa, Anderson Rocha. Todos os 30 livros foram sorteados para auxiliar a categoria e seus dependentes nos estudos. Um sucesso!

Já em março, a Diretoria reeleita deu início à Campanha Salarial, reivindicando – de forma incansável – a reforma do PCCV, o aumento do tíquete, a reposição salarial, entre outras pautas, que foram sendo concedidas ao longo do ano, como veremos a seguir.

Em abril, o Sindicato apresentou à Mesa Diretora da ALEMA a proposta de reforma do Plano de Cargos atualizada e de caráter técnico, que demonstrou a viabilidade financeira para a implantação do novo PCCV, retomando, assim, as tratativas com a Casa.

Em maio, o SINDSALEM prestou uma homenagem às servidoras pelo Dia das Mães, avançou nas negociações sobre o Plano de Cargos e cobrou do presidente da ALEMA, Deputado Othelino Neto, a revisão das regras para a concessão dos adicionais de qualificação requeridos (AQ’s) pelos servidores. Na oportunidade, a Mesa Diretora aprovou o aumento do tíquete-alimentação para R$ 1.250,00, o que foi, sem dúvidas, uma grande vitória!

Em junho, diante das denúncias de supostas fraudes no concurso da Assembleia, o Sindicato agiu com cautela, solicitou investigações concretas e, caso constatadas irregularidades, que fosse realizado um novo certame o quanto antes, em defesa dos concurseiros, da impessoalidade e dos demais princípios que regem o serviço público.

Em julho, o SINDSALEM convocou Assembleia Geral para definir estratégias de luta, caso as negociações não se tornassem medidas efetivas no segundo semestre. Além disso, em agosto, intensificou as tratativas para implantação do Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI), que garantirá uma indenização aos servidores aptos a se aposentar, avançando, ainda, com a divulgação de um formulário para que a categoria manifestasse interesse na adesão, último passo que culminou na conquista desse importante direito para os aposentados!

Em setembro, uma nova Assembleia foi convocada para esclarecer dúvidas sobre o PAI, o que muito agradou aos servidores interessados em aderir ao Programa.

Em outubro, chegou a vez do XIII Congresso da categoria, que abordou temas como a democracia, o combate ao pacote de antirreformas no bojo da Reforma Administrativa e a importância do fortalecimento dos sindicatos no período pós-eleições. O XIII CONSALEM foi encerrado com louvor com a Festa do Servidor, em que houve sorteio de vários brindes, feijoada, música ao vivo, mas, sobretudo, muita alegria e integração entre os presentes.

Em novembro, o Sindicato voltou à luta pela realização do novo concurso da ALEMA em 2023 e junto com os demais parceiros conseguiu a confirmação de uma nova banca examinadora, com publicação do edital até o dia 20 de janeiro, com a contribuição importante e decisiva do diretor Noleto Chaves, membro da Comissão do Certame. Vitória!

Para fechar o ano e a Campanha Salarial com chave de ouro, o SINDSALEM, por meio do diálogo com a Mesa Diretora, garantiu a manutenção dos 21% nos vencimentos dos servidores que já haviam ganhado esse direito na Justiça, mas que o Governo do Estado ameaçava retirar através de uma ação rescisória, *o que significa que a tão sonhada Reforma do PCCV já está em curso!*

“Diante disso, apesar das lutas, podemos dizer que 2022 foi um ano positivo, em que conquistamos o aumento do tíquete, a manutenção da remuneração de vários colegas (21%), o PAI, a revisão do modo de concessão dos AQ’s, facilitando o acesso a esse benefício, um novo concurso, entre outras vitórias. Lembramos, aqui, dos que nos deixaram, mas que foram parte dessas conquistas. Obrigado a todos e, em nome da Diretoria, desejo boas festas com a expectativa de que a reforma do PCCV seguirá com mais intensidade em 2023. A luta continua” – finalizou o presidente do SINDSALEM, Nataniel Serejo.