PAINEL / CAMPANHA SALARIAL

Avante! Servidores aprovam novo PCCV com ressalvas

SINDSALEM voltará à mesa de negociação com a ALEMA para discutir melhor alguns pontos da contraproposta.

01/10/2024

Em Assembleia Geral realizada nesta terça-feira (01/10), no Auditório Gervásio Santos, na ALEMA, os servidores do legislativo estadual aprovaram por unanimidade, mas com ressalvas, a contraproposta da Mesa Diretora sobre a reforma do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) da categoria.

Na oportunidade, os trabalhadores aprovaram a implantação do novo PCCV, cuja proposta contempla reajustes parcelados a partir de maio de 2025 a maio de 2027, que poderão garantir ganhos superiores a 40% aos servidores da Casa.

No próximo ano, parte da categoria receberá 21,7% de reajuste, com exceção dos funcionários que já recebem esse índice por força de decisão judicial, os quais terão o percentual incorporado ao vencimento-base, garantindo segurança jurídica a todos e todas.

Em 2026, a categoria receberá mais 6,1% de aumento e, em 2027, mais 5% de ganhos reais. Durante os três anos, os servidores terão direito ainda à reposição da inflação.

Além dessas conquistas, os servidores de nível médio poderão, em breve, usufruir dos adicionais de qualificação (AQs) de especialização, mestrado e doutorado, vantagem que era exclusiva dos cargos de nível superior. Os valores dos AQs também serão reajustados e atualizados a cada ano.

Vale ressaltar que haverá ainda o reposicionamento dos servidores mais antigos na nova tabela de pagamentos, alteração que garantirá remunerações melhores a essa parcela do funcionalismo.

“Esses são só alguns dos avanços. Porém, ainda há impasses na proposta, que precisam ser melhor discutidos, como tempo de progressão e promoção; fim definitivo da discricionariedade na concessão dos adicionais de qualificação e o índice de inflação a ser adotado nos próximos anos. O Sindicato defende 6%, mas a ALEMA oferece apenas 4%, questão que voltará a ser discutida com a Casa” – explicou o diretor do SINDSALEM, Noleto Chaves.

O presidente do Sindicato, Nataniel Serejo, agradeceu a presença massiva dos servidores na Assembleia Geral, ressaltando a representatividade, o respeito e o apoio incondicional que o SINDSALEM tem perante toda a categoria, que resultou na aprovação da proposta do PCCV por unanimidade, conforme orientou a direção da entidade sindical.

“Agradecemos aos servidores mais antigos pela paciência, pela perseverança e pela luta em prol da atualização do nosso plano. De igual modo, agradecemos aos novos concursados por sua participação na Assembleia, com intervenções valorosas, que vão ajudar a melhorar a versão final do nosso novo PCCV. Essa é mais uma prova de que valeu – e muito – lutar não só pelo Plano de Cargos, mas pelo novo concurso da ALEMA, resultado do empenho deste Sindicato” – ressaltou Nataniel.

A previsão agora é que uma nova rodada de negociação seja realizada após as eleições de outubro, com data ainda a definir. A expectativa do SINDSALEM é apresentar a proposta final para deliberação da categoria ainda neste mês durante o XV Congresso dos Servidores da ALEMA (Consalem). Servidor(a): a nossa luta continua!