Assembleia Geral nessa terça (27) foi marcada por importantes marcos para os servidores da ALEMA.
O SINDSALEM realizou, nesta terça-feira (27/05), no Auditório Gervásio Santos (ALEMA), uma Assembleia Geral marcada por importantes marcos para os servidores do Legislativo Estadual.
Na ocasião, foi realizada a solenidade de posse da nova Diretoria do Sindicato para o triênio 2025/2028. A abertura do evento foi feita pelo ex-presidente Nataniel Serejo, que se despediu da gestão e destacou a importância da unidade da categoria.
A Assembleia contou ainda com manifestações de apoio de representantes do SINDEDUCAÇÃO, SINTES, CSP-CONLUTAS e da Agência Tambor, que desejaram sucesso à nova Direção do SINDSALEM.
A manhã contou também com um café da manhã comemorativo pela aprovação da reforma do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), fruto de mais de 15 anos de luta coletiva.
Neste ano, parte da categoria receberá 21,7% de reajuste, com exceção dos funcionários que já recebem esse índice por decisão judicial, os quais terão o percentual incorporado ao vencimento, garantindo segurança jurídica a todos e todas, além de acréscimos nos adicionais de tempo de serviço, entre outras vantagens.
Em 2026, todos receberão mais 6,1% de aumento e, em 2027, mais 5% de ganhos reais. Durante os três anos, os servidores terão direito ainda à reposição da inflação, além de reajustes nos adicionais de qualificação.
Além dessas conquistas, os servidores de nível médio poderão usufruir também dos AQs de especialização, mestrado e doutorado, vantagem que era exclusiva dos cargos de nível superior, valorizando assim a capacitação de toda a categoria.
Na oportunidade, a Direção do SINDSALEM esclareceu dúvidas e reforçou que todos os segmentos foram contemplados pela reforma do PCCV, pedindo respeito mútuo e ainda mais união da categoria para as lutas que estão por vir.
Afinal, críticas precipitadas, especialmente em redes sociais, apenas enfraquecem a luta. Todos os servidores são importantes e devem estar irmanados para lutar pelo aumento do tíquete, pelo auxílio-saúde e pela reedição do PAI ainda este ano.
Durante a Assembleia, foi aprovada ainda uma moção de apoio aos consultores legislativos, que contribuíram na redação do novo PCCV, do Plano de Aposentadoria, do Estatuto do Sindicato, entre outros instrumentos essenciais para a luta.
Outras pautas também foram tratadas: como a concessão dos adicionais de qualificação já em análise na presidência da Casa e a luta pela convocação de um número expressivo de excedentes do concurso público vigente.
A Diretoria do SINDSALEM também anunciou que a proposta de reajuste da contribuição sindical, prevista para junho, será discutida apenas em setembro, atendendo aos pedidos dos servidores.
“Agradecemos a confiança da categoria e o apoio da presidente Iracema Vale e dos deputados da ALEMA, que reconheceram o nosso valor. Com unidade, seguiremos avançando. A luta continua!” — concluiu o presidente Noleto Chaves.
Sindsalem @ . Todos os direitos reservados.
Avenida Jerônimo de Albuquerque, nº 309 - Casa do Trabalhador, Sala nº 05, Cohafuma.
São Luís–MA • CEP: 65.074/220 • Fone: (98) 98260-0012 • E-mail: sindsalemma@gmail.com.