PAINEL / RETROSPECTIVA

Retrospectiva 2013: ano de muitas lutas e conquistas!

Em 2013, servidores decidiram apostar na mudança, numa gestão autônoma e comprometida, de fato, com a categoria.

17/02/2014
Posse da Gestão Autonomia, Resistência e Luta (Foto: SINDSALEM)

O ano de 2013 foi um ano de muitas lutas e conquistas para os servidores do legislativo estadual. Com a eleição da Chapa Autonomia, Democracia e Luta, os servidores decidiram apostar na mudança, na gestão desatrelada do patrão e totalmente comprometida com os anseios da categoria.

Em agosto, além de lançar o site e o jornal da categoria, o Sindsalem realizou uma manifestação inédita que resultou na conquista do tíquete de R$500 e no início das tratativas sobre a reforma do PCCV. Um grande avanço!

Naquele mês, os diretores participaram ainda de um curso sobre previdência, no Sindicato dos Bancários, que deu subsídios para combater os ataques contra os aposentados. Em 2014, uma das metas do Sindsalem é investir, justamente, em cursos de formação para os servidores.

Em setembro, a diretoria cumpriu sua obrigação e, de modo transparente, divulgou a prestação de contas da entidade. Além disso, intensificou a luta pela reforma do PCCV e não se absteve de seu dever social ao denunciar irregularidades na Casa do Povo, como a “farra dos quitutes”.

Em outubro, o Sindsalem realizou o 5º CONSALEM, onde os servidores tiraram dúvidas sobre aposentadoria e definiram um calendário de lutas pela reforma do PCCV. No mesmo mês, houve o lançamento do Estatuto impresso do Sindicato, uma promessa de campanha, e também a Festa do Servidor, um grande sucesso.

Diferentemente de anos anteriores, o Sindsalem teve participação expressiva no 31º Encontro da Fenale, realizado em novembro, em Maceió. O destaque foi a aprovação – por unanimidade - de uma moção de repúdio contra parlamentares que cometem crimes contra a organização sindical no âmbito do Poder Legislativo.

Ainda em novembro, o Sindsalem denunciou o número de vagas ociosas no quadro efetivo da Alema, alertando que as 92 vagas oferecidas no concurso realizado em 2013 são insuficientes. Mesmo assim, o Sindicato cobrou a convocação imediata dos aprovados no certame, que embora a passos lentos, começa a ocorrer.

Como pôde ser visto, 2013 foi um ano de conquistas, mas 2014 promete ser ainda melhor. Apesar das das dificuldades impostas pela direção da Alema, o Sindsalem não medirá esforços - nas formas da lei - para que 2014 seja o ano da reforma do PCCV e da valorização dos servidores.

Com autonomia, democracia e luta, nós – servidores – buscaremos a vitória!