PAINEL / CAMPANHA SALARIAL

Sindsalem reforça convocação para ato nesta terça (03)

Objetivo é cobrar da Mesa Diretora da ALEMA a retomada das negociações da Campanha Salarial 2024.

03/06/2024

O SINDSALEM reforça a convocação dos servidores e dos concurseiros para a mobilização que será realizada nesta terça-feira (04/06), a partir das 7h30min, em frente à entrada da ALEMA, no Cohafuma.

Às 9h, haverá uma Assembleia Geral para definir estratégias de luta para a garantia das reivindicações da categoria, que em seguida se dirigirá à Galeria do Plenário para cobrar da Mesa Diretora a retomada das negociações da Campanha Salarial 2024.

Além da nomeação dos aprovados no concurso público da Casa, os servidores reivindicam a reforma do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) e a reposição da inflação, a fim de melhorar o poder de compra da categoria, defasado desde 2011.

“A Alema valorizou, de forma legítima, os servidores do TCE e do TJ-MA com as reformas dos seus respectivos planos. Então, se há viabilidade orçamentária, o que impede a atualização do nosso PCCV também, que somos servidores deste Poder?” – questionou o presidente Nataniel Serejo

É importante mencionar que após pressão do Sindicato, a Direção da Alema convocou nesta segunda-feira (03/06) mais 10 aprovados no concurso público.

“Porém, não vamos mais retroceder. Afinal, destes 10, apenas 7 representam novas convocações, pois os outros 3 foram chamados devido à desistência dos primeiros colocados. Das 66 vagas diretas, apenas 25 já foram ocupadas. Por quê? Além disso, a promessa da presidente Iracema era de que todos os classificados seriam chamados até maio – não cumpriu. Como se não bastasse, em entrevista à Mirante News, hoje, a deputada já ampliou o prazo para mais 60 dias, ratificando a inobservância dos compromissos firmados com o Sindicato” – avaliou o diretor Noleto Chaves.

Para Nataniel, é preciso esclarecer que a realização desse concurso não partiu da boa vontade de nenhum gestor da Alema, mas de uma decisão judicial da Vara de Interesses Difusos, confirmada pelo STF, que mandou equiparar o número de efetivos e comissionados no legislativo estadual.

Logo, a não convocação dos classificados e excedentes nada tem a ver com o desligamento dos antigos servidores por meio do Programa de Aposentadoria, mas sim com a falta de vontade política da Direção da Alema de exonerar o número excessivo de ocupantes de cargos em comissão na Casa.

Por fim, o presidente Nataniel Serejo ressaltou que luta do SINDSALEM vai continuar firme e forte não contra pessoas, mas por melhorias para a categoria junto à Assembleia Legislativa.

“Pela reforma do PCCV, pela reposição inflacionária, pela moralização do serviço público, mas sobretudo pelo reconhecimento e valorização dos servidores e servidoras do legislativo estadual. Vamos à luta. Unidos somos muito mais” – finalizou.